quinta-feira, 12 de junho de 2014

A história das bolas das Copas do Mundo


20 mundiais, 20 bolas e 20 histórias.

- Uruguai 1930 (T-Shape): Era feita de couro real com um cordão de couro comum para fechar a bola do lado de fora.

- Itália 1934 (Federale 102): A maior diferença desta bola para a da Copa anterior foi que o cordão que fechava a bola era de dentro para fora.

- França 1938 (Allen Super Duplo): Está bola era feita de couro, mas tinha uma válvula inflável.

- Brasil 1950 (Super duplot): Primeira bola sem costura, feita de borracha e uma válvula inflável.

- Suíça 1954 (Match Ball): Está bola seguia o segmento da bola do Mundial anterior, a única diferença é que esse foi pintada de amarelo.

- Suécia 1958 (Top Star): Feita de coura com uma costura em ziguezague. Está boa foi pintado de amarelo e branco para diferencia-la das dos outros Mundiais.

- Chile 1962 (Crack): Está bola foi uma revolução, pois os painéis dela eram maiores que as bolas anteriores e tinham uma superfície mais lisa.

- Inglaterra 1966 (Challenge): Ultimo modelo de bola a ser usado em um Mundial antes de a Adidas tornar-se patrocinadora oficial da FIFA.

- México 1970 (Telstar): Feita de couro, com 32 painéis costurados a mão. Está foi considerada a primeira bola completamente esférica da história dos Mundiais.

- Alemanha 1974 (Telster Durlast): Foram feitas duas bolas para esse Mundial, uma pra ser utilizada durante toda a Copa que era semelhante a do Mundial anterior e outra totalmente branca pra ser usada na final.

- Argentina 1978 (Tango): Um designe revolucionário da Adidas, costura perfeita. Bola era branca e preta.

- Espanha 1982 (Tango): Está bola tinha costuras impermeáveis, o designer dela era semelhante a do Mundial anterior.

- México 1986 (Asteca): Primeira bola feita de material sintético, ela absorvia a água diferente das bolas dos Mundiais anteriores.

- Itália 1990 (Etrusco): Está bola continha uma camada interior de espuma de poliuretano, que fez a bola absorver menos água e ficar mais leve.

- Estados Unidos 1994 (Questra): Está bola foi considerada uma revolução pelos jogadores da época, pois era mais rápida e mais fácil de conduzir que as bolas anteriores.

- França 1998 (Tricolore): Primeira bola colorida, feita com uma espuma especial que aumentava a durabilidade da bola.

- Coréia/Japão 2002 (Fevernova): O designer dela foi inspirado na cultura japonesa.

- Alemanha 2006 (Teamgeist): Com menos esferas que as bolas anteriores, esta bola era mais suave. Cada bola deste Mundial era personalizada com detalhes das partidas, como símbolos das seleções e o logo da FIFA.

- África do Sul 2010 (Jabulani): Uma das bolas mais criticadas da história do futebol, ela era considerada mais leve e menos precisa que suas antecessoras.

- Brasil 2014 (Brazuca): Está é considerada a bola mais simétrica da história, ajudando a proporcionar uma maior estabilidade e aerodinâmica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário