quinta-feira, 16 de outubro de 2014

EQ CONTA - Dez anos de magia

Há dez anos Lionel Messi fazia sua estreia no futebol profissional (Foto: Mirror Online)

Foi em um derby catalão, contra o Espanyol, no Estádio Olímpico Luís Companys que um dos maiores jogadores da história estreou profissionalmente. Há exatos dez anos, com apenas 17 anos, Lionel Messi entrava no lugar de Deco, autor do único gol daquela partida, e dava inicio a sua gloriosa trajetória no futebol profissional.

Contudo, uma das maiores promessas de La Masía fez sua primeira partida na equipe principal do Barcelona um ano antes, no dia 16 de novembro de 2003, em uma partida amistosa contra o Porto, do então técnico José Mourinho. Aquela partida foi a inauguração do Estádio do Dragão, uma das sedes da EURO 2004.

Dez anos se passaram e com eles vieram 434 partidas, 361 gols e 135 assistências, além dos 21 títulos conquistados pelo Barcelona. Foram quatro bolas de ouro e outras três chuteiras de ouro, tudo isso em tão pouco tempo. Números como esses não são conquistados por jogadores comuns, nem mesmo grandes jogadores conseguem marcas como essas durante suas de carreira, é isso que faz de Messi um dos maiores de todos os tempos.

Mas sejamos justos, não é somente o Barcelona ou o futebol argentino que precisam agradecer a existência de um atleta como Messi, todos nós precisamos, incluindo Cristiano Ronaldo. Em tempos de tamanha falta de criatividade e mesmice em um dos maiores esportes do planeta, curtir atletas como Messi e Cristiano Ronaldo é uma dadiva. Ficar diminuindo um para engrandecer o outro é perda de tempo, apenas apreciem este momento histórico, porque um completa o outro, essa “rivalidade” faz bem para todo mundo.

Um dia todos nós contaremos com orgulho quem foi Lionel Messi, e o que esse argentino fez para o futebol, assim como nossos avôs nos contavam com carinho de Pelé, Zico, Maradona, Platini, Beckenbauer e tantos outros grandes jogadores. Sem momentos ou histórias como essa, de nada valeria existir os esportes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário